Como engajar os seus colaboradores na pandemia?

Douglas Atina

Com o home office, se tornou imprescindível elaborar novas maneiras de engajar o seu colaborador, além de manter o rendimento da equipe. Confira nesse artigo dicas de como engajar os seus colaboradores na pandemia.

No último ano, a pandemia do novo coronavírus assolou o mundo e transformou a rotina das pessoas. Assim, novas formas de fazer as atividades rotineiras surgiram e adaptações foram necessárias. Com isso foi preciso mudar alguns hábitos na vida de todo mundo e no mercado de trabalho isso não foi diferente.

Diversas empresas (as que foram consideradas não-essenciais) ou fecharam por tempo indeterminado, ou adotaram novos modelos de produção, como o home office e o trabalho remoto.

A opção de trabalhar remotamente fez várias organizações, que nunca tinham pensado na possibilidade de irem 100% para o digital, adotarem esse modelo. Desse modo, novos desafios surgiram, tanto para a gerência quanto para os funcionários.

Especialistas explicam que é necessário que os gestores entendam a nova rotina de trabalho, com todos os colaboradores em casa e a necessidade de engajar os funcionários para que o nível de rendimento não caia e a produtividade não seja afetada. Pensando nesse cenário de pandemia e isolamento social, é essencial que as companhias promovam o melhor ambiente para os seus funcionários, mas sem tirar o foco do faturamento e do engajamento dos colaboradores.

É nesse quesito que se torna indispensável a gestão de pessoas (uma prática fundamental para empresas que buscam uma expansão comercial, mas que se preocupam com a melhor otimização dos recursos e talentos) e um bom relacionamento interpessoal com os funcionários.

Os impactos da pandemia

Com as mudanças proporcionadas pela pandemia e pelo trabalho remoto, diversas atividades tiveram que ser replanejadas, pensando em maneiras de melhorar o ambiente corporativo e engajar os funcionários. Confira abaixo alguns exemplos:

Comunicação

A comunicação entre os setores de uma empresa, a gerência e os colaboradores precisou ser repensada. É importante criar um meio de comunicação, no qual, os recados sejam dados, tanto os individuais como os coletivos.

Diversas organizações têm aderido a ferramentas de reuniões online, além de ferramentas para a troca de mensagens instantâneas, como o Slack, o Zoom e o Skype. Além de outras ferramentas de organização de demandas, como o Trello.

Por isso, proponha reuniões semanais ou quinzenais com toda a equipe, para que haja uma troca de experiência, além de que recados importantes possam ser repassados e não haja ruídos nessa comunicação.

Flexibilização de horários

Diversas empresas têm apostado em cargas de trabalho menores ou com mais intervalos durante o expediente. Incentivando assim os seus funcionários a investirem no lazer ou atividades relaxantes.

Além disso, diversos pais estão precisando conciliar o trabalho com os cuidados com os filhos, pois as creches e escolas estão fechadas, exigindo assim uma maior flexibilidade para conciliar as tarefas.

Atividades off work

Ou seja, um momento durante o expediente para o funcionário relaxar e não falar sobre o trabalho.

As ideias são várias, por exemplo: propor um café da manhã para todo mundo bater um papo por vídeo chamada, disponibilizar aulas de alongamento ou Yoga.

As atividades podem ser semanais, quinzenais ou mensais. O objetivo é incentivar um ambiente mais descontraído para todos e uma melhor integração da equipe.

Algumas companhias também têm proposto oficinas para aperfeiçoamento de funcionários, com palestrantes ou funcionários da equipe, para que haja uma troca de conhecimentos.

Outra opção, é contratar um professor ou personal trainer para dar aulas de dança ou de exercícios para fazer em casa. Qualquer sugestão é válida para esse momento de relaxamento e aprendizado.

Feedbacks

Com o trabalho remoto é mais difícil para o gestor acompanhar individualmente a situação de cada funcionário.

Por isso, uma boa solução é propor conversas mensais com cada colaborador para que haja um feedback sobre os resultados obtidos, além de alinhar as expectativas.

Esse também deve ser um momento de ouvir o funcionário com atenção e tentar achar soluções para alguns impasses.

Aproveite essa reunião também para elogiar o colaborador, exaltando os pontos positivos e a sua importância para a empresa. Mas, não deixe de frisar com clareza os pontos que precisam de melhoria.

Acolhimento aos funcionários

O Linkedin realizou uma pesquisa sobre a saúde mental dos colaboradores em home office. Segundo o estudo, 62% dos funcionários estão mais estressados e ansiosos com suas atividades do que antes da quarentena.

Visando o bem-estar dos seus colaboradores, algumas empresas buscaram soluções, como substituir o vale-transporte por um vale-terapia.

O benefício pode ser depositado em um valor previamente calculado para os funcionários investirem em tratamentos com psicólogos ou contratam empresas de atendimento psicológico online.

Nesse tipo de serviço, o funcionário terá um número x de consultas disponíveis por mês numa plataforma.

Comissões são bem-vindas

Uma forma de engajar o funcionário é dando bônus e comissões quando ele atingir uma meta.

Importante frisar que essa recompensa não precisa ser necessariamente em dinheiro, mas pode ser em melhorias de benefícios já disponíveis, como plano de saúde ou vale-alimentação.

A comissão também pode ser com um curso online ou com uma cesta cheia de mimos, como snacks, chocolates e vinhos.

Integração é fundamental

Antes da pandemia diversas atividades aconteciam entre os colaboradores, como saídas para cafezinhos pós-almoço ou happy hours na sexta-feira. Com o isolamento social é normal que haja um afastamento entre os funcionários e por isso é necessário propor atividades para essa reintegração.

Os gestores podem propor eventos comemorativos, em datas específicas, uma reunião para comemorar resultados e apresentar os novos membros da equipe.

Além disso, uma opção é sugerir levar para o mundo digital os happy hours, onde cada colaborador poderia escolher sua bebida e conversar entre si por vídeo chamada.

Reuniões diárias

Uma proposta para melhorar a comunicação interna do setor, é convidar a todos para durante um horário específico do dia fazerem uma reunião, onde cada um explicará suas atividades, além do gestor poder comunicar sobre recados importantes.

Pensar em maneiras de cuidar do colaborador, investindo nele, seja por meio de terapia, cursos, workshops, ou criando espaços para a comunicação (reuniões e feedbacks) é indispensável num momento como o que estamos vivendo. Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, um funcionário feliz rende até 34% a mais do que os outros funcionários. Então, quanto mais um colaborador estiver engajado e contente com seu emprego, mais ele irá render para a empresa.

Deixe um comentário