46% dos brasileiros optam por não comer carne ao menos uma vez na semana

comer carne

Mais de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos e este número continua crescendo.

Você come carne todos os dias? Muitos brasileiros têm adaptado as refeições por diversas razões. E isso não se refere somente às carnes, mas a todas as refeições e doces. A população tem mudado os hábitos e o comércio teve que se adaptar aos novos gostos.

Uma pesquisa realizada pelo Ipec, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em 2021, mostrou que um terço dos brasileiros opta por refeições veganas em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos em geral. Além disso, quase metade da população prefere não comer carne pelo menos um dia na semana.

E esse número não diz respeito a somente uma região. O estudo mostrou que em todas as regiões do país 46% dos brasileiros deixam de comer carne por vontade própria ao menos uma vez durante a semana.

Vários fatores podem estar ligados a esse novo modelo alimentício, entre elas, poderia ser citada a crise econômica que o Brasil enfrenta e que afeta diretamente o poder de compra da população. Com a carne em alta, não é fácil manter o padrão de consumo todos os dias.

Mas a pesquisa deixa claro, acima de tudo, que este não é o motivo principal, mas sim a própria vontade do brasileiro. Ou seja, este pode ser um sinal de mudança de comportamento da população em relação ao consumo de alimentos.

De acordo com Ricardo Laurino, presidente da SVB, em uma entrevista à Revista Globo Rural, “Se está caro, a pessoa pode diminuir o consumo de carne porque não tem dinheiro, mas ainda tem vontade de comprar. Essa pesquisa deixa claro que, ainda que exista impacto do preço, a redução é uma decisão por vontade própria, não por uma circunstância.”

O estudo também mostra que essa mudança é ainda maior entre as mulheres. Cerca de 49% estão optando por este novo padrão, enquanto para os homens, o número cai para 41%. Isso porque as mulheres costumam ser protagonistas de mudanças, principalmente dentro de casa, como afirma Mônica Buava, Diretora Executiva da SVB.

Impactos para o mercado

Essa pesquisa deixou clara a nova necessidade que surge no mercado alimentício. Os restaurantes, supermercados e lanchonetes precisam se adaptar e colocar mais opções vegetarianas e veganas como a lecitina de soja no cardápio, para se adequar a esta demanda.

Além de testar e produzir novas receitas, os estabelecimentos precisam se adequar em relação aos ingredientes, como o uso de produtos derivados de grãos. Atualmente, no mercado, há diversas opções, inclusive, de proteínas à base de grãos, que podem ser usadas para substituir a carne, o ovo e o queijo dos pratos.

E as refeições costumam agradar a quem consome. Ainda de acordo com a Executiva Mônica Buava, “Existe uma grande variedade de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar brasileira que ainda não estão sendo aproveitados por grande parte da população, e todos que começam a fazer a Segunda Sem Carne ou outro movimento semelhante ficam surpresos com as descobertas de novos sabores e novas combinações.”

O movimento foi tão bem aceito, que o número de pessoas que não consomem carne, seja branca ou vermelha, só cresce no país. Uma pesquisa realizada pela SBV mostrou que 14% de toda a população brasileira não come carne em nenhuma refeição, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas.

Este é um crescimento considerável. De 2012 a 2020 houve um aumento de 75%, visto que em 2012 apenas 8% da população aderia este movimento. Por isso, é imprescindível que o mercado se adapte a esta nova realidade, passando a incorporar refeições com outras opções de proteínas no cardápio, para que não fique defasado e perca os consumidores.

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